Trip Equador/Galápagos – Primeiro dia em Galápagos

Primeiro dia em Galápagos

No domingo, dia 24, saímos do Hostel em Quito às 5:30 da manhã. Tínhamos acertado um transfer para o aeroporto com uma Van e no horário marcado, o pessoal estava lá nos esperando.
Chegamos no aeroporto com uma certa antecedência, mas até conseguirmos embarcar foi uma aventura.
Primeiro tem que entrar numa fila enorme, com apenas 2 guichês atendendo, para pagar uma taxa de 10 doletas referente a não sei o que, para apresentar no desembarque em galápagos. Depois entra em um outro filão para rastrearem todas as bagagens que vão para galápagos. Só depois que liberam para o chek-in para despachar a nossa bagagem. Uma fila e demora do cão .. as chicas da LAN mais perdidas que cusco em tiroteio, passando rádio para meio mundo para tentar acertar os embarques … uma confusão tremenda … mas no fim tudo dá certo e embarcamos em cima do laço para fazer o vôo Quito -> Guayaquil -> Galápagos (San Cristobal).

Voo sobre a avenida dos vulcões

Fizemos a escala em Guayaquil rapidamente, e em mais uma hora estávamos chegando nas ilhas encantadas.

Chegando em San Cristobal

Galápagos fica a cerca de 1.000 Km a oste da costa Equatoriana em meio ao Oceano Pacífico. O arquipélago é formado por 13 ilhas principais, sendo apenas 4 habitadas, e metade do seu território está sob proteção ambiental.

O lugar tem uma enorme biodiversidade, vivendo aqui diversas espécies endêmicas (espécies que não existem em nenhum outro local no mundo), a exemplo das tartarugas de Galápagos, que chegam a viver até 150 anos.
A ilha de San Cristobal é onde ficam os melhores picos de surfe de todo o arquipélago, e foi aqui que desembarcamos.

Aeroporto de San Cristobal

Em termos gerais, nos meses de novembro a março, as ondulações de norte trazem ondas de 6 a 8 pés ou mais com ótimas condições de ventos. No resto do ano, as ondulações de sul e sudeste também quebram com um bom tamanho, mas o clima e as condições de vento podem prejudicar as ondas. A água pode ser pouco fria com as ondulações de sul, as vezes é necessário o uso de roupa de neoprene.
Pousamos em San Cristobal pouco depois das 11 da manhã (aqui são três horas a menos em relação ao fuso do Brasil e uma hora a menos em relação à Quito). Já na entrada é necessário realizar o pagamento de uma taxa de 50 dólares (para residentes no Mercosul, quem é de fora paga 100).
O aeroporto de San Cristobal é um galpãozão de madeira, parecendo um CTG !
O desembarque é na pista e as malas ficamo no chão ao sol, aguardando para serem retiradas.

Aeroporto de San Cristobal

Aeroporto de San Cristobal

Após toda a burocracia, pegamos um taxi, pagamos 2 dólares para nos levar até a pousada que havíamos reservado. Nos hospedamos no Hostal Casa De Laura (http://hostalcasadelaura.com/), uma pousada muito bacana e bem aconchegante. Estamos pagando 16 dólares por pessoa a diária em quarto com frigobar e ar-condicionado. Bem baixados…
A dona Laura, que é a proprietária da pousada, vive a 40 anos em San Cristóbal e é uma pessoa muy amable, nos passando todas as informações sobre tudo da ilha e sempre muito atenciosa.
Largamos nossas coisas e saímos almoçar. Estamos a 1 quadra do calçadão e optamos por almoçar no restaurante La Playa, que é na beira da praia, em frente ao malecón. Enquanto não ficava pronta a comida, ficamos nos divertindo com os leões marinhos, que tem aos montes aqui, muitos inclusive ficam andando pelo calçadão e descansando nos bancos .. os bichos são muito desengonçados e muito engraçados !

Leões marinhos em San Cristobal

Após o almoço seguimos caminhando pelo calçadão até a outra ponta da Playa De Oro, que é a praia aqui do centrinho, onde tem o cais e os taxi-boats. Decidimos seguir a caminhada até a Punta Carola. Para chegar lá, se vai até a Playa Man e segue por uma estradinha de chão batido.

Puerto Baquerizo Moreno

Já neste caminho, aconteceu a primeira grata surpresa da trip… Estamos indo bem tranquilos quando vem vindo de bike um casal na direção oposta e lá de longe o cara chama: “Tiburóóóóónnnn” !!!!!
A figura era o Hugo Imenes, camarada de São Paulo que fiz amizade na minha primeira surf-trip no Perú! Pensei comigo, não é possível, faz pouco uma hora que estou na ilha no meio do pacífico e já encontro este baita brother que não via desde 2010 .. muito show !
Eles já estavam na ilha fazia uma semana e já nos passaram várias informações e barbadas sobre a ilha. Ficamos um tempo trocando umas idéias e já combinamos de fazermos juntos no meio da tarde uma boat-trip para surfar o Tongo Reef. Acertamos de nos encontrar no pier mais tarde, nos despedimos deles e seguimos até Punta Carola.

Punta Carola

Punta Carola, além de ser uma linda praia e um excelente lugar para snorkeling, possui uma das melhores ondas de Galápagos, quiça uma das melhores de toda América. Porém esta onda só funciona com swell de norte e no momento a ilha estava sendo abastecida apenas com ondulação de sul, então o pico estava completamente zerado.
Demos um mergulho e voltamos para arrumar as pranchas e seguir para Tongo Reef.
No horário marcado nos encontramos no pier e pegamos um taxi-boat até lá.

Taxi-Boat para Tongo Reef

O lugar é muito astral e rola uma esquerda sensacional, sobre fundo de pedras bem afiadas.
A onda lembra muito a de Pavones, sendo uma esquerda super longa e rápida, onde é preciso estar acelerando sempre para vencer a sessão..

Tongo Reef

Tongo Reef

Tongo Reef

Tongo Reef

Ficamos surfando lá por cerca de duas horas, pegamos boas ondas e voltamos curtindo um belo por-do-sol no barco.

Boat-trip Tongo Reef

Felizes da vida após a primeira surf-session em Galápagos

A noite, nos encontramos novamente com o Hugo e patroa para jantar no restaurante Rosita, que era uma das dicas que o Tiago havia me passado e provou ser uma das melhores opções de alimentação aqui em San Cristobal.

Restaurante Rosita

Jantamos super bem, tomamos umas Pilseners e fomos dormir muito felizes com nosso primeiro dia aqui nas ilhas!

Aquele abraço !

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s