Dicas para surf-trip em El Salvador

Estive em El Salvador por 11 dias em Abril/2011.

Viajou nesta trip junto comigo o meu brother de Floripa Denis Azevedo. Pegamos altas ondas TODOS OS DIAS !

Neste post compilei algumas informações e dicas para o pessoal que pensa em fazer uma surf-trip para El Salvador, baseado na nossa experiência lá. Já de cara, dou a dica mais importante de todas, que é a seguinte: VAI ! Onda boa não irá faltar !

Bandeira de El Salvador

– Um pouco da Geografia/História de El Salvador

El Salvador, está situado na América Central, limitado a norte e a leste pelas Honduras, a sul pelo Oceano Pacífico e a oeste pela Guatemala.
É o único país da América Central que não é banhado pelo Mar do Caribe, tendo apenas costa pacífica. Em termos de área, é o menor país da América continental.

A população de El Salvador gira em torno de 6,2 milhões de pessoas. Cerca de 90% é mestiça (mistura de índios e espanhóis), uns 9% são brancos, e somente 1% são indígenas puros. Poucos dos índios mantiveram seus costumes, tradições e línguas.
O idioma oficial é o espanhol.
A capital do país, San Salvador, tem cerca de 2,1 milhões de pessoas.
No início da década de 1980, forças de oposição entraram em luta armada com o governo, desencadeando uma guerra civil de 12 anos, que custou as vidas de aproximadamente 75000 pessoas, sem contar os desaparecidos que se estima estejam ao redor de 20 a 40 mil.
A guerra chegou ao fim em 1992, quando o governo de direita e a guerrilha de esquerda assinaram um tratado que levou a reformas militares e políticas.

– Vamos ao que interessa: o Surfe !

El Salvador possui duas regiões de surfe: a região de La Libertad ao norte e a região de las Flores, no sul do país. A melhor época de ondas é entre abril-novembro, que é a época com maior constância de swell de direção sul, com bons ventos.

Regiões de surfe em El Salvador
Regiões de surfe em El Salvador

A primeira dica é a seguinte: Ficar meia-trip na região de La Libertad e meia-trip na região de Las Flores. Ir primeiro para a região de La Libertad e espera o swell bombar. Quando tiver um swell consistente, desce para o sul.

A região de La Libertad fica a 30-40 min do aeroporto de San Salvador (Capital).
Nesta área é possivel surfar picos como Sunzal, La Bocana, Punta Roca, El Zonte,Km 59, Km 61 e Mizata.

Existem diversas opções de hospedagem na região, sendo El Tunco/Sunzal e Punta Roca os locais com melhor infra.

Minha sugestão é hospedar-se em El Tunco/Sunzal que tem um vibe mais relax que Punta Roca.
Em Punta Roca rola um localismo ferrenho, e há um ranço com brasileiros neste pico.
Recomendo cair lá em horários alternativos, depois que os locais já fizeram a cabeça.
Sunzal é bem astral e os turistas são super bem recebidos lá.
Nós ficamos hospedados na Pousada Luna (hospedagem BBB, boa, bonita e barata) em El Tunco (Sunzal).
Lá a hospedagem vai custar cerca de 20 dólares por pessoa em quarto com A/C… Aceitam cartão VISA.
Há outras opções mais “elaboradas” como o Hotel Roca Sunzal, que é de frente para a praia.
Porém atenção a um detalhe: ao lado deste hotel está o Bar La Guitarra, onde rola uma balada, muitas vezes com show ao vivo ..
Dependendo do quarto que tu ficar hospedado no hotel Roca Sunzal, tu pode ficar colado na parece do La Guitarra e aí vai ser difícil dormir com o barulho ..

Obs: Sempre pegue hospedagem com A/C, senão você não dorme !! (a América Central é muito quente!)

Não precisa alugar carro em El Salvador.
Pode entrar em contato com a pousada mesmo e combinar um transfer do aeroporto para a pousada ..
Neste caso, eles vão estar te esperando na saída do desembarque no aeroporto com uma plaquinha com teu nome …
Custa em torno de U$ 40 o transfer San Salvador-El Tunco e entre U$ 110-130 para San Salvador-Las Flores.

Estando hospedado em El Tunco/Sunzal surfa-se a pé El Sunzal e La Bocana … Sunzal é demais !!! Que onda sensacional !

Para os outros picos (El Zonte, Punta Roca, Km 59, Km 61, Mizata) é possível ir de Bus .. pega na estrada mesmo q corta o litoral .. (25 centavos de dolar a passagem). Ou então aluga uma charanga em El Tunco mesmo para dar estes rolês .. Ou ainda, combina um táxi com a rapaziada da pousada mesmo (procura pelo Beto ou fala direto com o Neto)

Na região de La Libertad, tudo é muito barato .. come-se bem e se paga pouco .. um prato caprichado de lagosta com camarão que aqui no Brasil custa algo como 150 reais, lá come-se por 12-15 dólares … um rango normal sai em torno de 5 dólares …

A outra região é a de Las Flores, no sul de El Salvador.

Pode-se fazer um transfer para lá desde El Tunco, combinando na pousada que estiver hospedado … ou então combinar o transfer com a pousada que irá hospedar-se em Las Flores, que eles vem buscar.

Lá são duas opções de surfe. Las Flores e Punta Mango… Duas ondas espetaculares … As duas são direitas.

Las Flores é uma direita muito longa e bem manobrável em fundo de pedra/areia … Punta Mango é uma onda mais tubular e mais curta em fundo de pedra ..

Existem 3 opções de hospedagem em Las Flores. Hotel Miraflores, Resort Las Flores Surf Club (a gringalhada fica mais aqui) e o Atlakamani Resort (Ficamos neste) a 50 metros da praia …(Aceita cartões VISA e Master).
Para Punta Mango tem que ir de barco .. a gente alugava por U$ 50 o barco (aluga dos locais na praia de Las Flores, na hora mesmo ..) .. dava 10 doletas para cada um p/ surfar toda a manhã .. barbada ..

Pela minha experiência, El Salvador é o melhor pico de surfe da América Central .. é um dos picos que eu já fui que eu mais quero voltar …

Levar uma prancha maior para surfar Sunzal e os outros picos nos dias grandes. (Eu só surfei de 6,8” lá … caí apenas 1 dia com a 6’2” em Las Flores …. O Denis, que é mais baixo que eu, surfou toda a trip em El Salvador de 6.6”)

Antes de emitir as passagens aérea, pede uma cotação para os meus brothers Serginho e Victor, da AIT Surf  Operadora (sergio@surftrips.tur.br / victor@surftrips.tur.br). Manda um mail para eles, ou liga 21-2622-0510, fala que tu é amigo do Andrei “Tiburón” de Porto Alegre, que eles sempre conseguem preços bem melhores do que emitir diretamente pelo site das cias aéreas.

Espero que estas dicas sejam úteis !

Abração !

UPDATE 2017: Tenho recebido feedbacks ruins ultimamente sobre a Pousada Luna. Dizem que o local anda meio “jogado”. Então, dá uma pesquisada melhor nas opções de hospedagem por que nesses 6 anos que não vou a El Salvador muita coisa deve ter mudado. Abraço.

 

Anúncios

32 comentários sobre “Dicas para surf-trip em El Salvador

  1. altas dicas, brother!!!! bonita intenção de compartilhar experiências……mas hoje, em 2014, o crowd já anda intenso por aqueles lados…..

      1. Ae Andrei blz cara, para quem não usa cartões o que vc aconselharia? Ficar com dolar na mão para pagar as paradas ou trocar por cólons?

        ABRAÇOS

  2. Bom dia galera… pretendo ir em 04/2015 ah el salvador, para abril terei que levar prancha grande mesmo? 6´0 , 6´2 no máximo não consigo cair? Abraços!

  3. To indo no dia 11 de agosto/14, e gostei muito das dicas do blog, espero contar boas historias quando voltar da trip.
    Valeu galera.

  4. Você aconselha El Salvador para surfistas medianos? Eu pego onda mas sou um surfista mediano, ja peguei algumas ondas grandes mas prefiro ondas que estejam entre 1 e 2 metros no maximo.
    Alguma dica?

      1. Pow…fechei!!!

        To empolgadão, comprei a passagem para dia 23 de maio e ficarei até 05 de junho.
        Eu já vi uns comentários de outras pessoas que você aconselha a levar uma pranchinha um pouco maior, a minha é 6.2 verei se levo uma 6.5 também.
        Agora só duas perguntinhas, é realmente necessário ficar em quarto com ar condicionado?? Somente com ventilador não resolve??

        E outra… alem do surf, tenho interesse em conhecer as ruínas Maias de San Salvador e até mesmo a própria capital, vale a pena alugar um carro? eu pergunto em relação a condição das estradas, sinalização e a própria direção dos locais… (digo isso pois quando estive no Peru vi que la eles são meio loucos rs..)

        Valeu!!

    1. Tiago, só com ventilador é foda… America Central é um calorão sinistro ..
      Sobre as estradas lá, eu achei bem razoáveis, dá para rodar por lá numa boa. Em termos de trânsito nem se compara com o Peru, em El Salvador é muito mais calmo.
      Suerte compadre!

  5. Ae Andrei dei uma lida nas suas dicas para El Salvador, animal!!! Eu e meus amigos estamos pensando em ir 2016, só que assim como eu temos surfistas medianos e mais experientes, uns surfam com long outros de pranchinha. Você aconselharia qual mês para ir? Que não seja o mar gigante e a gente quer evitar fundo de pedra, melhor seria as fundo de areia. Da pra surfar de long?

    Aloha Brother, Valeu!!

    1. Fala Cláudio, tudo bem?!
      Cara, a época de ondas em El Salvador é de Abril à novembro. Tem ondas para todos os níveis, mas a maioria em fundo de pedras. Porém, relaxa que não é nenhum bixo-de-sete-cabeças surfar lá. Vários picos excelentes para surfar de longboard, especialmente Sunzal.
      Junta tua galera e vão com fé, que vai ser uma trip irada, sem dúvida!
      Abração!

  6. Opa Brother!

    Show a Trip!
    Deixa eu pergunta, eu vi que você não alugou carro… mas estou com pensamento de alugar para poder ir a San Salvador alguns dias pegar uma balada ou até mesmo para poder me locomover de uma praia a outra tranquilo.
    A pergunta que tenho é referente a segurança da cidade, sabe se tem muito roube de carro? ou de pessoas mesmo?
    Pois minhas única duvida é se pego o seguro do carro ou pego o carro sem seguro.

  7. Ola brother as dicas serao muito util pois estou indo 29 Marco ate 8 Abril obrigado …. So estou um pouco assustado com o tamanho das suas pranchas!!!! Brother eu sou maroleiro … O mar costuma passar de 1,5 !!!! Hahahaha

  8. Ola brother as dicas serao muito util pois estou indo 2015. …29 Marco ate 8 Abril obrigado …. So estou um pouco assustado com o tamanho das suas pranchas!!!! Brother eu sou maroleiro … O mar costuma passar de 1,5 !!!! Hahahaha

  9. Ola brother as dicas serao muito util pois estou indo 2015. …29 Marco ate 8 Abril obrigado …. So estou um pouco assustado com o tamanho das suas pranchas!!!! Brother eu nao sou big rider sou maroleiro … O mar costuma passar de 1,5 !!!! Hahahaha

    1. Fala Sérgio! Vai com fé! Costuma dar onda grande sim! Bota pra baixo lá!

      Tem picos com ondas maiores, como Sunzal, Punta Mango, mas tb outros picos mais hot dog..

      Vais curtir, sem dúvida!

  10. Fala galega to partindo dia 21 MAI 2015 e vou ficar no vaqueiro, quem estiver sozinho e quizer rachar o carro para surfar outros picos é só me procurar lá. O vaqueiro é local e também tira umas fotos.
    Tinoco

  11. Fala ai Andrei, boa tarde cara… Então estou com ferias marcas para outubro e pretendo partir para EL Salvador, ano passado fui para Indonésia e teve mares que não surfei de 5’7… apenas de 6’1, em El Salvador o mar é muito grande? ou tem praias que você consegue surfar ondas menores e fazer a cabeça tbm?

  12. Ola Andrei gostei das dicas que passasse, estou indo para Sunzal e ficarei 7 dias lá, e como surfo de longboard levarei apenas uma prancha ja que é apenas uma semana, quero saber se la tem quem aluga pranchas de longboard. Obrigado e boas ondas.

  13. Olá Andrei, meu brother boas dicas!!! Fala uma coisa, Qual companhia aérea você recomenda e quais tamanhos de pranchas eu devo levar. Estou pretendendo ir em maio, entre 09/05 à 17/05/16.
    Brother, estou indo sozinho e se poder mandar umas recomendações, agradeço! Valeu.

  14. Salve Andrei! Ótimas informações e dicas! Estou no aguardo da baixa do dólar (se é que vai voltar baixar um dia rs) pra fazer essa trip também. Irei com mais 02 ou 03 camaradas aqui do Litoral Norte de SP. Estou registrando essa msg aqui pra não perder o contato do blog. Valeu.

  15. Salve!! Valeu pelas dicas, legal demais este blog. Eu tenho uma duvida, estou p entrar de ferias apenas em janeiro, e estamos vendo de fz um surf trip para o Peru, porém temos informações que lá recebe swell apenas de março a outubro. O q vc acha sobre ir em janeiro? Vale a pena? Ou vc pode nos dar outra sugestão de pico.. abraçãao!!

  16. Salve Andrey!!!
    Estou querendo ir com a minha esposa, ao contrario da galera, o que voce me aconselharia.
    grande abraco jefferson

  17. Oi Andre disculpa pelo meu portugues eu sou do uruguai… eu foi pra las flores no maio junho do 2014 y 2016 mais agora eu tenho que ir no julho que voce cree que estaram las ondas y o crowd y a chuvas… brigado galera boas ondas!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s