Galera, já estamos em Pavones !!!
Ontem acordamos cedo e fomos surfar em Esterillos Oeste pela manhã. Pegamos um marzão de outside, estava muito bom lá mais uma vez. Voltamos para o Hotel em Playa Hermosa, levantamos acampamento e iniciamos a viagem até Pavones.








Pavones está localizado no extremo sul da Costa Rica, que é a região mais inóspita e de difícil acesso do país. Boa parte da viagem é em estrada asfaltada, porém a última hora de viagem, aí sim, é tudo em estrada de chão, com muitos buracos e muitas curvas. O caminho possui péssimas condições e é fundamental ir em um veículo 4×4. A paisagem é bem selvagem, os serviços são poucos, os caminhos difíceis, mas as ondas de Pavones compensam qualquer sacrifício. A onda de Pavones é considerada uma das melhores e mais longas esquerdas do mundo !








Chegamos aqui na tardinha no final da tarde, apenas a tempo de ver o por-do-sol e nos instalarmos. E aqui, como já havia acontecido em Playa Hermosa, tivemos problemas com a reserva da pousada. Havíamos reservado um quarto na pousada La Perla, bem próximo ao campo de futebol, no centrinho do povoado e avisamos que chegaríamos apenas no final da tarde. Chegamos lá e a proprietária falou que tinha “achado” que a gente não viria mais e resolveu alugar o quarto para uns israelenses que apareceram por lá. Obviamente ficamos putos com a mulher e tivemos novamente que sair procurar hospedagem já anoitecendo. No fim, mais uma vez deu tudo certo e acabamos ficando super bem hospedados na “Cabinas Paraiso del Surf” de propriedade de um senhor muito figura chamado Ulisses, que passava o dia todo dizendo “PURA VIDA” para a galera.
Pavones é um povoado bem pequeninho. No centrinho, há uma quadra de futebol, ao redor há algumas cantinas e algumas pousadinhas. Mais acima tem um mercadinho, mais algumas hospedagens e só !
Fizemos um rancho no mercado e depois jantamos uma pizza excelente, em uma pizzaria de propriedade de uma italiana chamada Elizabeta, que vive a alguns anos em Pavones. As 9 da noite já está tudo fechado por aqui e só se escuta o barulho dos grilos.

Fomos dormir bem cedo e no dia seguinte, as 5 da manhã já estávamos preparando o chimarrão e tomando café para ir surfar.




Chegamos na praia e o cenário que encontramos foi de cinema! Pavones quebrando perfeito, com esquerdas quilométricas! A onda é um pointbreak de esquerdas, muito extensa, que conecta várias sessões e pode prover um percurso de quase 1 quilometro de onda ao surfista. É uma onda de primeiro nível internacional.
Surfamos 4 horas direto e pegamos ondas de sonho !! Não sai da minha cabeça uma cena, que vou tentar narrar para vocês aqui: Eu e o Bisotto entramos no mar caminhando bem em frente a desembocadura do rio e, após passar uma série, remamos forte e já chegamos no out. Eu logo me atirei em uma e vaqueei. Retornei para o out e já peguei outra, e esta eu fui fazendo até muuuuuuuito longe !! Eu não estava acreditando naquela onda, eu olhava para frente e a onda não parava nunca de abrir !! Saí lá no final dela e quando olho para atrás, estava o Bisotto vindo na onda detrás que estava exatamente igual a que eu tinha acabado de pegar! Ele terminou a onda no mesmo ponto que eu e nós riamos e nos abraçávamos feito duas crianças, sem acreditar nas ondas que tínhamos pego ! A gente nunca tinha surfado ondas tão extensas em toda a vida !! Voltamos para o pico dando gargalhadas de faceiros! E depois desta, foram mais umas quantas assim ! Estamos amarradaços aqui !!!


























Mais tarde, almoçamos em uma cantina ao lado do campo de futebol e comemos o “casado” que é o prato tradicional deles aqui (que é basicamente uma alaminuta nossa) . O mais engraçado de tudo foi a proprietária da pousada La Perla, que ao nos ver, veio se queixar dos Israelenses e dizer que estava arrependida de ter alugado o quarto para eles e não ter segurado para nós … bem-feito! rsrsrsrs !



Vamos ficar mais três dias aqui em Pavones. Depois de amanhã vamos fazer uma boat-trip até Cabo Matapalo, que fica do outro lado da baía, para surfar os picos lá.
Buenas, agora iremos comer um rango e dormir para levantar amanhã cedinho novamente e curtir mais um pouco deste paraíso !
Abracão !
cara…. preciso de hospedagem… teria como indicar??? muito dificil encontrar algo….