Assim que retornei da surf trip no Peru, já comecei a pensar na próxima viagem, e o destino que estava no meu radar já havia um tempo era a Costa Rica. Ano passado eu havia conhecido um argentino chamado Matías Guzman, que é um dos autores do melhor suf-guide da Costa Rica e que agora vivia na Praia do Rosa administrando uma pousada. Comprei diretamente com ele o guia e depois de algum tempo já tinha o decorado de cabo a rabo e sabia praticamente de cor todos os picos de surfe, suas características, melhores épocas, tudo !
Estava louco para conhecer aquele lugar que todo mundo falava que era lindo, com natureza exuberante e altas ondas na água quente da América Central. Após definir no trabalho o período que iria conseguir tirar minhas férias, comecei a orçar as passagens, fazer contatos com pousadas e cotar aluguel de carro. Pela primeira vez em pelo menos 10 anos de trabalho eu iria finalmente conseguir tirar 30 dias completos de férias, o que seria plenamente suficiente para surfar e conhecer todas as regiões da Costa Rica e quem sabe ainda mais algum país da América Central.
Convidei os amigos para viajarem junto e surgiram alguns interessados, porém cada um podia em uma época diferente. Eu decidi então montar o cronograma que eu queria fazer e depois cada um que pudesse se ancaixaria nele de acordo com as suas possibilidades. Defini então que iria surfar toda da costa do Pacífico na Costa Rica (Pacífico Norte, Central e Sul), e então iria para o lado caribenho por alguns dias. Como os picos de surfe do lado do caribe na Costa Rica ficam quase na fronteira com o Panamá, resolvi aproveitar e passar um pequeno período no território panamenho para ir surfar o arquipélago de Bocas Del Toro, que fica bem próximo à fronteira dos dois países. Voltaria então à Costa Rica e voaria até El Salvador para passar mais 10 dias lá surfando as regiões norte e sul daquele país. Total de 31 dias de viagem na América Central!

Logo o Ricardo Bisotto, meu colega de Natação na PUC, se animou com a idéia e decidiu me acompanhar pelos 17 primeiros dias da viagem, nos quais surfaríamos os picos do pacífico da Costa Rica. Alguns dias depois o Denis “Cheech”, que também estava interessado em ir, conseguiu definir as suas férias no trabalho, porém elas começavam somente uma semana depois que já teríamos embarcado para a CR. Mesmo assim, ele decidiu ir. Ele voaria sozinho até San José e o resgataríamos no aeroporto da capital da Costa Rica, para nos acompanhar no restante da trip. Pouco tempo depois, o Ricardo Sastre decidiu se juntar à turma e fazer junto com a gente a primeira semana na CR. Estava fechada a barca ! E ainda por cima os vôos do Denis e do Sastre ficaram perfeitamente sincronizados. Na mesma tarde que levaríamos o Sastre à San Jose para ele embarcar de volta ao Brasil, chegaria o Denis vindo de lá para se juntar a raça.
Roteiro traçado, passagens compradas, carro reservado, hotel para a chegada e primeiros dias reservados em Playa Hermosa no Pacífico Central, só faltava embarcar !
E no dia 12 de março, partimos de POA as 6:50 da manhã em voo da TACA, eu o Bisotto e o Sastre, tendo como destino San Jose, capital da Costa Rica. Fizemos uma conexão em Lima e às 13:30 da tarde estávamos desembarcando no aeroporto internacional da Costa Rica (lá são 3 horas a menos de fuso em relação ao Brasil).




Após passarmos na imigração, pegarmos as malas/pranchas e fazermos um câmbio, fomos até a locadora pegar o carro que tínhamos reservado. Fomos então transportados de van até o escritório da locadora e lá tivemos o primeiro susto da trip: havia sumido meu cartão de crédito VISA! Depois de procurar por tudo, lembrei de tê-lo usado durante a conexão no aeroporto de Lima para comprar um lanche. Acredito que devo ter deixado lá. De qualquer forma, entrei em contato com a operadora para cancelá-lo. A sorte foi que eu tinha outro cartão bandeira MASTER e deu tudo certo na locação do veículo.
Pegamos o carro, uma camionete Tucson 4×4, amarramos as pranchas sobre o teto, pegamos uns mapas e nos mandamos em direção à Playa Hermosa, na região do pacífico central. As estradas na Costa Rica são bem simples e estreitas, com bastantes curvas, o que torna a viagem bastante demorada. Mas fomos curtindo muito todo aquele visual de América Central que parecia bem pitoresco para a gente.A Costa Rica é um dos países com maior variedade de flora e fauna de todo o mundo. Com apenas 0.03% da superfície terrestre mundial, ela possui aproximadamente 6% de toda a biodiversidade do nosso planeta. É o país com a maior biodiversidade do planeta por kilometro quadrado de território. 25% seu território está protegido e quase metade dele encontra-se coberto por selvas e bosques.







Chegamos em Playa Hermosa já no final da tarde (aqui o sol se põe as 17:30) e fomos procurar o hotel que havíamos reservado (Hotel Ola Bonita). Chegando lá, a dona do hotel havia feito uma tremenda confusão com as reservas, tinha colocado a nossa chegada para o dia seguinte e o hotel estava lotado naquela noite ! Já tinha anoitecido e tivemos que sair buscar um local para nos hospedarmos. Mas no final deu tudo certo e acabamos ficando em outro hotel bem melhor, o Vista Hermosa, na beira da praia, pagando o mesmo valor. Compramos alguns mantimentos em um mercadinho, jantamos no próprio restaurante de hotel e dormimos porque estávamos bem cansados da viagem.
As 5 da manhã já é dia na América Central. E já amanhece com 30 graus! Levantamos e fomos dar uma olhada no mar! Estava um belo dia de sol e tinham ondas fortes em Playa Hermosa. Tomamos rapidamente um café e fomos fazer o primeiro surfe da trip !
As praias aqui são iradas e o visual é alucinante … muita natureza !












Hoje à tarde demos um surf na Playa Esterillos Oeste. Pegamos altas ondas !!! Pegávamos a onda gorda no outside e vinhamos acelerando e rabiscando até a beira …





No fim de tarde, depois do surfe, colhemos vários cocos direto dos coqueiros na beira da praia e bebemos ali mesmo! Que delícia! Fizemos um bom estoque também para levar junto com a gente para os outros picos .. estão gelando no frigobar da pousada!






Neste momento estamos na praia de Jacó, onde vamos jantar.
Amanhã vamos dar o banho cedo e se mandar para Pavones, no pacífico sul .. há previsão de altas ondas lá!
O país é muito alto astral e a galera daqui é muito buena onda !
Bom, por hora é isso … mandamos novidades lá de Pavones !
Ah, o tsunami não chegou aqui !
Saludos !
Lindo blog,,,parabéns! dá pra sentir a energia da sua paixão!
Valeu Eliane!!
Abração!!
Muito bom o blog!
Estamos programando nossa surf trip para a Costa Rica e essas informações são essenciais. Uma pergunta é: Qual o período que ficaram por lá?
Abraço