No dia 31/03, retornamos à Quito, chegando no meio da tarde.
Pegamos um transfer e voltamos para o mesmo Hostel que havíamos ficado no início da trip em Mariscal Sucre.
Largamos nossas coisas e fomos fazer um tour no Centro Histório de Quito. No início da viagem eu havia ido sozinho para lá, mas o resto do pessoal ainda não tinha conhecido a “Ciudad Vieja”.
Passeamos pelas ruas estreitas e curtimos as construções coloniais, iglesias, museus, centros culturais, conventos, capelas e mosteiros do Centro Histórico de Quito até o anoitecer.




De lá voltamos para o Bairro Mariscal Sucre, jantamos na Plaza Foch e fomos dormir para no outro dia cedo, ir a Mitad Del Mundo.
Todo viajante que se preze, ao passar por Quito, visita a Mitad del Mundo, um grande parque nos arredores da capital onde passa a Linha do Equador.
Chegamos cedo, antes das 10h, horário em que ainda dá para ver as montanhas que circundam o local. Depois, elas costumam quase sempre ficam cobertas por nuvens.
A Ciudad Metad del Mundo (US$2) reúne o monumento da Linha do Equador, museus, restaurantes e muitas lojas de artesanato.
Coisa de criança, mas é divertido brincar de Hemisfério Norte e Sul.

Mas há uma polêmica: a de que o monumento estaria a 300 m do ponto certo.
A história é interessante: uma expedição francesa, que durou de 1736 a 1742, marcou onde estava a latitude 0º 0″ 0″.
Mas marcou errado. Passados 250 anos da primeira demarcação, foram cientistas também franceses que concluíram que o ponto correto estava 300 m ao norte de onde está demarcada.
A ironia é que o novo ponto coincide com o que os índios chamavam de “inti-ñan”, ou “caminho do sol”.
No lugar certo ou errado, a torre guarda um museu etnográfico, que conta a história do povo equatoriano, cujo ingresso custa US$ 3. O parque ainda tem um planetário, pavilhões e outro museu. Esse, com réplicas de peças pré-colombianas.
Tiramos bastante fotos, aproveitamos as lojinhas de artesanatos para comprar mais alguns regalitos e voltamos para o Hostel para levantar acampamento.
Fizemos o check-out das nossas habitaciones, deixamos as malas e packs no depósito do hostel e fizemos nossa última refeição em Quito.
Pouco depois a Van nos pegou no hostel e nos mandamos para o Aeroporto para começar a viagem de retorno ao Brasil.
Chegamos em Porto Alegre na manhã do dia 02/04 bem cedo, cerca de 6 hrs.
O saldo da viagem foi totalmente positivo, aproveitamos muito, pegamos tempo bom sempre, conseguimos fazer todos os programas que haviamos proposto e o mais importante de tudo: pegamos altas ondas em Galápagos !
Aproveito para deixar um forte abraço para o Bisotto, Cris e Heron pela baita parceria e companheirismo nesta viagem.
Muitos amigos, antes da gente embarcar para esta trip, me questionavam se eu achava que era uma boa levar a mulher junto em uma surf-trip para Equador-Galápagos …
Depois de estar in-loco lá, só posso dizer que este talvez seja um dos melhores locais para fazer uma surf-trip e levar a patroa junto.
Com certeza ela irá aproveitar muito, pois tem tanta coisa para fazer, as praias são bonitas e relativamente fáceis de acessar, e você vai poder surfar relaxado e sem grilos de deixar a nega-véia “mofando”.
Aquele abraço !