Hoje amanheceu com o vento maral varrendo a Gold Coast, e por consequência, arruinando com o surfe na região.
Aproveitamos o dia para pegar uma praia, passear por Coolangatta e conhecer as outras praias da região.
Pela manhã, saímos do hostel, que fica bem próximo do molhe de Kirra, e fomos caminhando desde ali em direção à Snapper Rocks, passando por Greenmount e Rainbow Bay.










Depois das pedras de Snapper, ao sul, há uma prainha bem pequena, onde a mulhereda toda fica tomando sol de peito de fora.


Seguimos em direção sul, passando por Point Danger, até chegar em Duranbah Beach, outra praia muito bonita e que tem altas ondas.




Depois de Duranbah, fica a saída do Tweed River, que é o rio de onde é dragada a areia para formar a bancada do superbank.
Alias, superbank é um capítulo à parte de Coolangatta….
Desde 1995 existe um sistema que draga a areia do fundo do Tweed River para as praias mais ao norte, que foi criado para garantir a navegabilidade de embarcações de grande porte e estabilizar a erosão costal ao norte do rio.
Isto resultou no surgimento de uma grande bancada de areia nestas praias, que ficou conhecida como o “Superbank”, proporcionando ondas espetaculares, sendo considerada uma das direitas mais longas e perfeitas de todo o mundo sobre fundo de areia.
O Superbank se estende desde Snapper Rocks Point, passando por Rainbow Bay, Greenmount Point, Coolangatta Beach e Kirra, por uma distancia de cerca de 2 km, e sessões de tubos ocorrem em vários pontos ao longo desta distância.


A qualidade do surf nas 4 primeiras destas seções melhorou consideravelmente desde os anos 1990 com a criação do superbank. No entanto, a qualidade da última secção, Kirra, que vinha sendo considerada como um dos melhores ondas do mundo, antes da formação do Superbank, vem sofrendo com o acúmulo de areia na bancada e não apresenta mais a mesma constância de antigamente. Existem até projetos para tentar recuperar a bancada de Kirra, para que ela possa voltar a ser o que já foi um dia.
Mais detalhes sobre a criação do superbank, pode ser visto aqui e aqui.
O Tweed River é muito limpo, a água é cristalina e de cor verde … nos lembrou muito os rios do Brasil .. tsc .. tsc .. 😉
Tem uma prainha muito legal ali no Tweed, ficamos um bom tempo ali dando uns mergulhos e tomando um sol.



À tarde, após o almoço, pegamos o carro e fomos conhecer as praias mais ao sul. Infelizmente, estas também estavam sem condições de surfe, por conta do forte vento. O destaque ficou para Kingscliff, que é bonita pra caramba e dizem rolar uma direita muito boa ali.



Amanhã vamos tentar fazer o surfe cedinho e na sequencia começaremos a descer a costa leste Australiana. Nosso primeiro destino será Byron Bay.
Mais notícias em breve.
Abração !