Ae galera !! Mais notícias daqui das nossas aventuras na América Central !!
Depois de surfar os picos do pacífico norte da Costa Rica, regressamos a San José na tarde do dia 27, para o Bisotto pegar no dia seguinte o voo dele de volta ao Brasil. No caminho, adivinhem: mais um achaque da policia Costariquenha ! hahaha! Mas dessa vez, como já estavamos bem experientes no assunto, já caiu pela metade a propina … e ainda por cima, filmamos todo o achaque com uma câmera escondida … assim que regressarmos ao Brasil vou compartilhar o vídeo com a galera …

Chegamos a San José no final da tarde e procuramos um hostel para passarmos a noite … caímos no hostel de um argentino, onde havia um brasileiro trabalhando lá .. o carinha se
chamava Mário … esse camarada ficou toda a noite no nosso pé, contando uma história triste, que havia sido deportado dos EUA, que largaram ele na fronteira do México sem nada, depois veio descendo de carona, pela Guatemala, Honduras, Nicarágua … e que ele estava agora ali morando de favor, trabalhando por comida e pouso … bla, bla, bla .. o louco ficou falando que precisava voltar ao Brasil, que a familia era pobre, que não tinha como mandar dinheiro, e por aí vai … ficamos comovidos com a história do cara e dissemos a ele que iriamos tentar ajudá-lo … que iríamos tentar levantar uma grana, que iríamos mobilizar a galera e comprar uma passagem para ele conseguir voltar ao país …. bom, aí
o cara começou a enrolar, dizendo que a passagem de avião era cara, que era melhor enviar em dinheiro para ele, que ele iria daí de bus via Panamá … que não queria voltar como um derrotado .. bla bla bla …. enfim, sacamos com o desenrolar das conversar que o cara só queria grana mesmo e estava tentando nos dar um balão ….. É foda meu, esses brasileiros são os maiores “queima-filme”. Aqui na Costa Rica o cara chega em qualquer lugar, nos perguntam de onde somos e quando respondemos “BRASILEIROS” os caras respondem na
hora: “Ahhhh siiii, brasileiro maconheiro !!! Si, yo puedo conseguirte maconha buena !” Quando falamos então que não fumamos, os caras simplesmente não acreditam, como se fosse impossivel haver um brasileiro que não fume maconha ! hahaha ! Brasileiro tem uma puta fama de maconheiro por aqui ! rsrsrsrs !
Buenas, no dia 28, deixamos o Bisotto no aeroporto pela manhã e eu e o Denis seguimos a trip para o lado Caribenho da Costa Rica …. estradas bonitas, muito verde e, para nosso pavor, muitas barreiras policiais !!! Mas aqui para o lado do Caribe o negocio é mais trash ! Os caras fazem barreiras com vários policiais, sempre muito mal-encarados, portando fuzis e etc… por sorte, passamos livres por todas …

O lado caribenho tem um ambiente tipo “jamaican style” que o torna bem diferente do resto do país. As pessoas são diferentes, as construções são diferentes e alguns costumes também, como por exemplo dos hastafaris, que em lugares como Puerto Viejo, falam em Patua, um dialeto parecido ao inglês, similar ao que fala na Jamaica. É um ambiente mais cool e relaxado. O surfe é quase todo em fundo de corais e nesta região quebram algumas das melhores, mais exigentes, mais fortes e perigosas ondas da Costa Rica.
Chegamos em Puerto Viejo na tarde, nos hospedamos em uma pousada chamada Casa Verde e já fomos para os picos de surfe … Salsa Brava, Cocles, Punta Uva e Manzanillo … Aqui é muito bonito, a cor do mar é muito clara, as vezes azul, as vezes verde, muita natureza, coqueiros, enfim, CARIBE …














Dormimos em Puerto Viejo e no outro dia cedo, começamos a nossa peregrinação até chegar em Bocas Del Toro, no Panamá. Bocas Del Toro é um arquipélago panamenho com mais de 100 ilhas, logo depois da fronteira com a Costa Rica, pelo lado caribenho. Para ir até lá por via terrestre é uma pequena aventura. Dirigimos de Puerto Viejo até Sixaola, cidade da Costa Rica que faz fronteira com o Panamá. Ali tem uma ponte de ferro antiga, daquelas que só passa um carro por vez e uma casinha de posto fronteirisso de uma lado e outra do outro. Deixamos o carro estacionado em um parqueo ao lado da ponte em
Sixaola, na CR. Fomos até lá apenas com uma prancha e uma mochila de mão (o resto das bagagens deixamos no depósito da pousada em Puerto Viejo) e nos apresentamos no ali neste escritório de fronteira, ao lado da ponte. Neste local, eles carimbam o passaporte com a saída da Costa Rica e em seguida atravessamos a pé a ponte até o posto do Panamá no outro lado. Então carimba o passaporte com o registro de entrada no Panamá, passa na fiscalização agropecuária e esta feita a imigração!






Bom, ali tem uns trocentos panamenhos oferecendo serviço para te transportar para tudo que é lugar. Pegamos um coletivo que vai até a cidade de Almirante, onde estão as docas de onde saem os taxi-boats até Bocas Del Toro. Chegamos lá, pegamos o boat e em uns 40 minutos estávamos em Bocas !






O pico é simplesmente sensacional !!!!! Parece que o cara está na Indonésia … casinhas construídas sobre a beira do mar … pequenas ilhas com coqueiros … a cor e a transparência da água são incríveis … fundo de reef … muitos peixes … vida marinha abundante, etc …









Após encontrarmos um hotel para hospedarmos (Hotel Scarlett), fizemos um rango e saímos buscar um pico para o surfe … em Bocas, tu paga 5 dólares e vai de barco para os picos, pois na ilha principal, onde tem os hotéis, restaurantes, não tem onda. Em verdade até tem, mas somente do outro lado, bem longe e tem que ir de barco, de qualquer forma. Acabamos dando o banho em Wizards, na ilha de Bastimentos, pois era a que estava com as
melhores condições. Pegamos um mar bem grande, meio cabuloso, com uns drops kamikazes, disputando as ondas com umas tartarugas gigantes e outras coisitas que nem quero saber o que era !! Pegamos boas ondas e voltamos de bote felizes da vida para a Isla Colon.












Em Bocas é uma gringolandia impressionante. Tem gente de tudo que é parte do mundo e a night em Bocas é fortíssima. Existem vários picos na night e em todos não se paga NADA para entrar. A galera fica circulando de um pico para o outro, todos com boa musica, galera bem descontraída, ótima vibe ! Os picos todos são na beira mar, com uns decks suspensos … tu esta ali tomando uma ceva e logo abaixo dos teus pés uma peixarada e estrelas d’água de banda por ali ! SENSACIONAL !
Recomendo muito a todos esse lugar. Bocas é um lugar irado tanto para ir surfar, quanto para quem não surfa, para quem quer ir com a mulher, ou também para fazer festas … muito bala ! Pena que nosso tempo era curto … dormimos, curtimos um pouco mais o outro dia e já regressamos à fronteira Panamá-CR … ficamos amigos de um figuraça que faz os transfers da ponte na fronteira até Almirante, chamado Miguel Ángel … Nos contava várias histórias engraçadas durante a viagem e nos deu 3 cds de musicas tradicionais panamenhas de presente. Sastre, farei copias para ti, tu vai curtir muito!
Na fronteira, fizemos o processo inverso nas aduanas panamenha e da CR, e ingressamos novamente em Sixaola … realmente a parada é muito roots, estávamos nos
sentimos dentro das musicas do Manu Chao! hahaha!














Pegamos o nosso carro no parqueo e regressamos a Puerto Viejo. Chegamos aqui e fomos procurar o surfe … Fomos em Salsa Brava e depois em direção aos picos mais ao sul … Cocles, Punta Uva, Manzanillho … aí entramos numas estradinhas no meio da floresta .. 4×4 liagada … caraca, achamos uns secrets alucinantes … boas ondas e um visual de cinema !! Uma gritaria impressionante dos macacos no meio da floresta, muito massa !!



















Hoje vamos dar um role aqui em Puerto Viejo, que tem uma vibe muito legal também (ao contrario do que se diz) e amanhã vamos dar um banho cedo e regressar a San José. Dormiremos lá, cedo entregamos o carro na locadora e embarcamos para El Salvador para mais 10 dias de trip lá ! Vamos surfar os principais picos do país de norte a sul!
Mandamos mais notícias quando já estivermos por lá …
Bisotinho “ORGO”, valeu muito pela parceria na trip !! Grandes lembranças na memória !! Boa re-adaptação aí !!
Abração e PURA VIDA !!
Vejam meu blog sobre Puerto Viejo https://puertoviejoblog.wordpress.com/