Trip Equador/Galápagos – 4º dia em Galápagos (El Junco, Galapaguera, Puerto Chino e surfe em La Loberia)

27/03 – 4º dia em Galápagos (El Junco, Galapaguera, Puerto Chino e surfe em La Loberia)

Havíamos combinado no dia anterior com o taxista que nos levou para Loberia, de fazer um tour na parte alta da Ilha de San Cristóbal.
O objetivo era visitar El Junco, a Galapaguera e Puerto Chino.
As 9 da manhã iniciamos o trajeto para a parte alta, aonde o clima normalmente é
nublado e caí um fino chuvisco. Paramos para comprar água em El Progreso, um povoado na região central da ilha e seguimos para a Lagoa El Junco. Esta lagoa está dentro de uma cratera de um vulcão desativado e toda a sua água provêm da chuva, formando um lago de água doce. Muitas fragatas mergulham ali para poder tirar o sal do seu corpo. Caminhando
ao redor da lagoa pudemos observar a vegetação de micônia, endêmica nas ilhas Galápagos.

Do Junco, seguimos em direção à Galapaguera para observar as tartarugas gigantes de Galápagos. A Galapaguera é um Centro de Criação de Tartarugas Gigantes da espécie Geochelone chatamensis (espécie própria da ilha). Demos sorte, pois chegamos bem no horário em que elas saem para se alimentar e pudemos ver diversas tartarugas enormes.

Galapaguera

Da Galapaguera seguimos para Puerto Chino, uma pequena praia de areia bem branca e águas cristalinas no lado leste da ilha.

Puerto Chino

Depois deste passeio, voltamos à Puerto Baquerizo, almoçamos e fomos fazer o surfe em La Loberia.
Chegando lá, encontramos o Hugo e a Daniela que haviam acabado de voltar de um passeio de 2 dias na Ilha Santa Cruz. Fizemos uma boa sessão de surfe e terminamos o dia curtindo um belo pôr-do-sol.