Diário da Nicarágua – Puerto Sandino

Fala galera !!

Mando mais notícias dos últimos dias aqui na Nica …neste momento resolvemos dar um descanso breve porque já está rolando a “fadiga dos metais” nos véios !
Seguem altas olas por aqui .. no dia 19, demos um banho em Popoyo cedinho e partimos para o norte para pegar a onda de Puerto Sandino ..

Chegamos lá no meio da tarde, porém nesta região, depois das 13 hrs entra um ventão maral e arruína com as ondas .. aproveitamos para dar uns roles para conhecer o pico e tirar umas fotos de recuerdos e também para descansar um pouco, pois a puxada tem sido forte desde que chegamos no país …

Outra modalidade de transporte coletivo na Nicarágua
Outra modalidade de transporte coletivo na Nicarágua
Miramar Surfcamp - Puerto Sandino
Miramar Surfcamp – Puerto Sandino
Miramar Surfcamp - Puerto Sandino
Miramar Surfcamp – Puerto Sandino
Miramar Surfcamp - Puerto Sandino
Miramar Surfcamp – Puerto Sandino
Punta Miramar - Puerto Sandino
Punta Miramar – Puerto Sandino

Em Puerto Sandino, rolam 3 picos de onda: Punta Miramar, que é uma esquerda que rola em frente a pousada em que ficamos (Miramar Surfe Camp); The Pipes, que é uma onda cavadona que rola no meio da praia, e a onda de Puerto Sandino, que é uma onda quilométrica na boca da saída do rio/bacia do porto de Puerto Sandino, onde só se chega de barco.

Puerto Sandino
Puerto Sandino
Puerto Sandino
Puerto Sandino
Puerto Sandino
Puerto Sandino
Puerto Sandino
Miramar Surfcamp – Puerto Sandino

Dormimos e no outro dia acordamos cedinho para fazer a boat-trip para Puerto Sandino … estavam na mesma pousada que a gente a Cláudia Gonzalves e a Bruna Queiróz, surfistas profissionais que estavam produzindo o programa Sal & Sol na onda de Puerto Sandino para o Canal Off  .. Fizemos uma sessão junto lá, uma onda pesadíssima, esquerda quilométrica, com 2 metrões fácil na série  …
É uma onda que realmente não é brincadeira … precisa estar sempre remando para se manter no pico, e depois de fazer uma onda da série, é uma longa remada contra a entrada do rio até voltar para o pico …
O pessoal que estava na pousada já tinha colocado uma pilha sobre a onda e a pressão psicológica nesta sessão estava forte … Caímos eu, o João e o Luis Cláudio e após algumas vacas bonitas, conseguimos fazer um bom surfe, pegando algumas ondas cabulosas … Neste dia, alguns surfistas preferiram nem sair do barco … estava realmente bem pesado … Apesar de a onda quebrar em fundo de areia, a bancada é perfeita … tinham várias pintas lá na pousada com Hawaii, Maldivas e Indo nas costas que falavam que a onda não era melzinho mesmo, o que constatamos na pele durante esta sessão …

Puerto Sandino
Puerto Sandino
Puerto Sandino
Puerto Sandino

As minas pegaram altas ondas lá, foi impressionante o nível de surfe que elas apresentaram … pegaram alguns bons tubos … vamos esperar para quando entrar o programa delas no ar para ver se a gente aparece em alguma ola …
Infelizmente, como perdemos a câmera a prova d’agua na sessão em Astilleros, não conseguimos fotos das nossas ondas, só tem uns registros que o cara da pousada fez de algumas olas do dia …

Foi uma sessão de surfe impressionante, que com certeza ficará nas nossas memórias …

Nestes links tem alguns vídeos registrando estas ondas:

Na volta de Puerto Sandino, descemos do barco no outside de Punta Miramar e ainda demos um banho lá, antes de entrar o vento …

O lado negativo de Puerto Sandino, é que o local é realmente um fim de mundo meio sinistrera … é uma cidade portuária, com uma vibe meia estranha … O pessoal evitava até de sair muito da pousada … Como o surfe na região era somente pela manhã, pois sempre entrava o maral no meio-dia, achamos que não valeria ficar o resto da trip lá e decidimos regressar para Popoyo, onde estávamos muito baixados, pegando altas todos os dias …

A região sul da Nica, sofre a influência do lago da Nicarágua  que é um lago enorme que cobre uma grande parte do território no sul do país, fazendo que esta região tenha uma média de 330 dias de vento terral por ano !! Ou seja, swell do pacífico + fundo de pedras + vento terral = ondas clássicas todo santo dia!

Hoje pela manhã bem cedinho, já demos um surfe novamente em Lance’s Left .. descobrimos como chegar de carro até a praia ao lado (Astilleros) e ir a pé pelo costão .. assim não tivemos que pegar uma boat-trip …. Hoje as ondas estavam um pouco menores do que a outra vez que estivemos lá, mas mesmo assim deu para pegar boas …
Agora à tarde, vamos fazer mais um surfezinho aqui em Popoyo, que está sempre bombando ..

Amanhã é o último de surfe meu e do Sastre. Segunda pela manhã temos que dirigir cedinho para Manágua e voltar para o Brasa … o João e o Luis ainda ficam aqui até quarta.

Para ver o álbum de fotos completo desta trip, clique aqui.

Abração !!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s