Surf-Trip Europa (Portugal, França, Espanha) + Marrocos

Dia 16 de outubro de 2013, embarquei em Porto Alegre com destino à Lisboa para dar início a uma grande e sonhada empreitada: fazer uma surf-trip na Europa. No próximo mês irei percorrer os principais picos de Portugal, Espanha e França, além de um período de 9 dias no Marrocos.

Surf-Trip Europa + Marrocos
Surf-Trip Europa + Marrocos

A Europa é um enorme continente com ondas de todos os tipos imagináveis, em cada esquina da sua costa. Surfar a Europa será possivelmente uma experiência única, não apenas pela qualidade das ondas (que podem ser excepcionais), ou pela grande variedade de points que ela oferece (que é quase sem fim), mas também por toda a experiência de viajar em um continente tão rico em cultura e tradição.

O continente possui uma incrível quantidade de tipos de ondas que agradam a todos os perfis de surfistas, desde reef breaks com ondas tubulares,  point breaks com ondas pesadas, a beach breaks com ondas mais softs. Há lugares para que gosta de silencio, tranquilidade, longe das crowds e outros locais para quem quer, além do bom surfe, as festas, agitação e vida noturna.

Mas não apenas de surfe vive o homem! Ainda mais em lugares que tem tanta história e cultura a oferecer. Por isso, reservei alguns dias da viagem para explorar Lisboa e Paris, duas das mais antigas e ecléticas cidades Europeias. Primeiramente, estou desfrutando de Lisboa, onde fico por 3 dias (até 20 de outubro). Daqui, embarco para a França, permanecendo em Paris também por 3 dias.

Na sequencia, o foco da trip será muito surfe no velho continente!

Ao retornar de Paris, irei alugar um carro e subir a costa portuguesa, fazendo escalas estratégicas para surfar locais como Praia do Guincho, Ericera, Peniche, Nazaré, Figueira da Foz e Esposede.

Depois, cruzarei a fronteira com a Espanha, desbravando as regiões da Galícia/Santiago de Compostela, Astúrias, Cantábria, e finalmente a região de Euskadi (País Basco), onde há excelentes picos de surfe como: San Sebastián, Roca Puta, Mundaka, Bakio, Sopelana, Meñakoz, Deba, entre outros.

Em seguida, irei transpor a fronteira com a França, a fim de surfar as regiões de Biarritz e Hossegor.

Da costa francesa, retorno para Lisboa e da capital portuguesa embarco para o Marrocos. Vou primeiramente à Marrakesh, conhecer a cidade milenar e, a partir de lá, irei fazer uma incursão no deserto do Saara com um grupo de viajantes. Cruzaremos a cordilheira do Atlas para ir até Merzouga, na borda do Saara. De lá, adentraremos o Saara montados em camelos, até quase a fronteira com a Argélia. Passaremos uma noite no deserto em um acampamento Berbere.

Após esta aventura no maior deserto do mundo, retornamos à Marrakesh, e de lá irei de ônibus até a região de Agadir, seguindo para Taghazout, local onde estão os melhores surf-spots do Marrocos (Anchor Point, Boillers, Killers, Panoramas, Hash Point, etc..).

Por fim, do Marrocos regresso à Lisboa, para tomar o voo de volta para casa.

Espero nos próximos dias, ter muitas histórias para contar aqui ! (Quando tiver algum tempo para escrever !!!)

Vista de Lisboa desde o Castelo de São Jorge
Vista de Lisboa desde o Castelo de São Jorge

Aquele abraço!


14 comentários sobre “Surf-Trip Europa (Portugal, França, Espanha) + Marrocos

  1. Muito massa meu! Com essas viagens que tu tem feito acho que tu tá absorvendo as maiores e melhores riquezas do mundo. Parabéns bro! Te desejo sucesso e altas ondas em mais essa baita trip. ALOHA

  2. Ahhh ficamos famosas, que chique! Se não fosse aquela camiseta tricolor hein? Quero crédito pelas fotos! hahahaha, tô brincando! Adorei seu blog, bem completinho parabéns! bjão!!!

    1. hahahaha! Viu o poder que tem o “manto tricolor” ?!!!
      Adorei conhecer vocês! Acompanhei as tuas publicações no facebook do restante da viagem de vocês … me parece que foi ótima também, hein !!!
      Beijão!

  3. Cara, também to indo fazer uma surf trip pro Marrocos em Janeiro e Fevereiro de 2014. Tá ruim de achar uma companhia aérea para as pranchas! Como você fez?
    Abraço

  4. Fala Tiburon, to morando na europa e planejando uma trip como a sua agora em julho, de Lisboa até Bordeaux. Vou gastar 15 dias e gostaria de saber quanto gastou com o aluguel do carro, comida e hospedagem, sem falar onde achou melhor gastar um tempo a mais. Abcs!

    1. Olá Franklin!
      Cara, o quanto tu irá gastar é relativo ao nível de hospedagem que tu quer ficar e também à época. O mês que tu vai viajar é altíssima temporada na Europa, então, prepara para gastar um pouco mais…
      Tu me pergunta o que eu te recomendaria gastar mais tempo em relação ao surfe ? Se é isso, aí vai:
      Eu gostei demais de Portugal, especialmente Ericeira. Ericeira tem muitas opções de onda e uma vibe ótima. O surfe em Peniche é irado também, bem como a Figueira da Foz. Curti muito a cidade Lisboa também, e rola um surfe bom bem pertinho, em Carcavelos e também na Costa da Caparica.
      A região do país Basco no norte da Espanha também é muito legal, mas tu tem que ficar monitorando o swell, porque não é tão constante. Mundaka é uma pérola, mas tem que rolar um swell bombástico para quebrar a onda. Vai monitorando pelo magicseaweed.com
      Na França, explora a região sudoeste até Lancanau. Ali tem vários ótimos beach breaks.

      Tem um Surf Guide excelente da Europa, que é o Surfing Europe (Footprint Surfing Guide);
      http://www.amazon.co.uk/Surfing-Europe-Footprint-Guide-Activity/dp/1904777074

      Se tu está morando aí, acho que vale o investimento.

      Dá uma olhada nos demais posts desta trip que tem muitas dicas…

      Abraço e boa sorte!

  5. Aloha irmao!
    Vou fazer uma surftrip no mesmo estilo da tua! Tem como trocarmos uns emails pra tu me passar umas dicas ?
    Abraçao

  6. Olá Andrei,
    to planejando uma viagem parecida com a sua na Europa. Me tira uma dúvida, você levou sua prancha, ou alugou por lá? E caso tenha levado, como fez pra acomodar sua prancha quando esteve no deserto por exemplo?

    1. Olá Thales, tudo bem?
      Cara, eu levei minhas próprias pranchas pra Europa e Marrocos.
      Se fores fazer o tour no deserto, deixa teu pack no storage room do hostel/hotel em Marrakech e pega na volta.
      Boa trip!

Deixe um comentário